Procedimentos para alugar uma chácara na temporada: Com a chegada do verão e das férias aumenta a procura por Chácara para passar a Temporada, mas o clima de festa e descontração não deve desviar a atenção de locadores e locatários de alguns cuidados básicos que devem ser tomados nesse tipo de negociação. Medidas simples podem evitar muitos mal entendidos e dores de cabeça no futuro.

Existem três formas comuns de alugar uma Chácara durante a Temporada: pela internet, pela imobiliária ou direto com o proprietário. Em qualquer uma delas, uma questão é fundamental: o tipo de contrato entre as partes, que pode ser formal ou informal.

Para Fernando Casoto, diretor do site Chácara Temporada, o contrato formal é a melhor opção, tanto para o locador quanto para o locatário. Isso porque o documento deixa claro, desde o início, os direitos e deveres de cada uma das partes.

“É nesse contrato formal que tudo deverá vir especificado. Ali é possível incluir um inventário do que a casa oferece e o valor da taxa de limpeza. Não dá para achar que o viajante leu o anúncio inteiro, por exemplo, tem que especificar tudo em um contrato”, explica Fernando Casoto.

Atenção na hora de alugar

E não é só o proprietário do imóvel que precisa se precaver antes de alugar. Fernando Casoto alerta que, como muitas vezes a negociação é feita por e-mail, o interessado deve ligar e tirar todas as dúvidas com o proprietário, para não correr o risco de cair em algum golpe. Procedimentos para alugar uma chácara na temporada.

“O interessado também tem que pedir o máximo de fotos possível, principalmente uma de cada ambiente, assim fica mais fácil entender o que se está alugando”, explica o diretor do site Chácara Temporada.

Veja algumas dicas importantes para locadores e locatários:

Faça um contrato

Sempre que possível recomendamos a assinatura de um contrato de locação por ambas as partes. O contrato é importante para que tanto o proprietário quanto o viajante fiquem seguros e conheçam os detalhes da negociação.

Atenção às regras

É importante que o viajante leia e entenda todas as regras do proprietário e cheque como é feito o pagamento, além de analisar o contrato antes de fechar o negócio. É interessante também avaliar a localização do imóvel e guardar as fotos da propriedade, por precaução. No caso de aluguel por site, é também muito importante verificar os comentários dos usuários que já utilizaram aquele imóvel, para saber se as fotos correspondem de fato ao lugar, se o proprietário é confiável, se a casa é limpa, etc.

Seguir o que foi negociado

Cada negociação possui características diferentes, portanto, o viajante deve se basear no contrato que receberá do proprietário do imóvel. O viajante deve seguir o que foi negociado e assinado no contrato, seja na realização dos pagamentos nas datas estipuladas, seja em relação às regras de cada imóvel (capacidade máxima, permissão de animais, limpeza, etc). Por outro lado, o proprietário também deve seguir o mesmo contrato, oferecendo ao viajante todas as características descritas no anúncio e no contrato.

De olho nas imagens do imóvel

O risco que normalmente preocupa os viajantes é que o imóvel não seja como o descrito no anúncio. Por isso, sempre peça para ver fotos da propriedade.

Em busca de uma chácara para passar a temporada com a família e amigos? Conheça agora mesmo a melhor Chácara da região de Ibiúna-SP,